Manusear livros de histórias (pano ou de plástico);
Manusear revista e revistas infantis;
Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas);
Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches;
Fazer o reconto das histórias lidas (professor);
Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar;
Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe;
Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente;
Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção;
Solicitar à criança que antecipe gestos e ações às atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda;
Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas;
Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches;
Registrar a rotina no quadro;
Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique;
Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas;
Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola;
Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo;
Soltar objetos dentro de uma caixa;
Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado;
Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés;
Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc;
Saltar pequenos obstáculos;
Bater bola no chão e agarrar em seguida;
Encaixar blocos em orifícios diversos;
Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc;
Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história);
Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu;
Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras;
Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre;
Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo;
Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”;
Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo;
Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando;
Pedir que diga seu próprio nome ou apelido;
Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente;
Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc;
Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação;
Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão;
Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades;
Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão;
Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.;
Brincar de entrar em caixas de papelão;
Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança;
Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas;
Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma;
Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.
MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS
- Jogos de borracha ou plástico desmontáveis;
- Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.);
- Blocos diversos para montar;
- Cubos de diversos tamanhos;
- Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc;
- Espelho grande na parede;
- Brinquedos sonoros;
- Caixas com orifícios;
- Embalagens diversas, vazias;
- Fantoches;
- Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha;
- Caixas de papelão de vários tamanhos;
- Regador, brinquedos de puxar;
- Copos de plástico e potes de iogurte;
- Fichas com o nome dos alunos;
- Argolas coloridas;
- Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.);
- Brinquedos coloridos e sonoros;
- Instrumentos musicais;
- Painéis com vários estímulos para exploração;
- Papeis coloridos de texturas variadas;
- Revistas e revistas infantis;
- Massa plástica, lixas, etc.