- EDUCAÇÃO INFANTIL
A proposta pedagógica da ESCOLA INFANTIL MARIA AMARO CAMELO
leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB
9.394/96, a Constituição Brasileira, O Estatuto da Criança e do
Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e
Deliberação n. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
A metodologia de ensino da ESCOLA INFANTIL MARIA AMARO CAMELO
está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a
criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos
objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua
capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são
programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a
ser alcançado pela escola.
A ESCOLA INFANTIL MARIA AMARO CAMELO adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Educação Infantil.
Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do
desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e
sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo
educacional, em termos de Ensino Fundamental.
PROPOSTA PEDAGÓGIA – Educação Infantil
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96 – e o Estatuto da
Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas
diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças
na faixa etária atendida pela Educação Infantil.
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira
heterogênea, a educação tem por função criar condições para o
desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as
possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas
etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de
capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva,
ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
A definição dos objetivos em termos de capacidades – e não de
comportamentos – visa ampliar a possibilidade de concretização das
intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio
de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela
podem ser de naturezas diversas. Ao estabelecer objetivos nesses termos,
o professor amplia suas possibilidades de atendimento à diversidade
apresentada pelas crianças, podendo considerar diferentes habilidades,
interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.
Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa
proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de
aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar
presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na
instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e
de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo
religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações
cotidianas.
É tarefa primordial da escola a difusão de conteúdos. Não conteúdos
abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade
social.
Um ensino que segue a linha “diálogo – ação – compreensão –
participação baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que
se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode
contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.
A condição para que a escola sirva aos interesses sociais e garantir a
todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos curriculares
básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.
Entendida nesse sentido, a educação é uma das mediações pela qual o
aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação
ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada, a
uma visão organizada e unificada.
Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o
mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental por
meio da aquisição de conteúdo e da socialização, para uma participação
organizada e ativa da democratização da sociedade.
Se o objetivo da escola é privilegiar a aquisição do saber, e de um
saber vinculado à realidade social, é preciso que os métodos favoreçam a
correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos e que estes
possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão
da realidade.
Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do
educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos e
teorias voltadas para criança, adaptadas e transformadas ao ensino
tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com
conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e
lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno.
Buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos
aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são
originados todas as atividades dos currículos de cada curso,
desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.
- MATERNAL
A idade para este curso vai de 18 (dezoito) meses a 3 anos e 6 meses.
Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança
fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem
oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando,
sempre, as diferenças individuais de cada um.
- PRÉ
A idade para este curso vai de 5 anos e 6 meses a 7 anos.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos
biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora
escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua
escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as
famílias silábicas.
Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.